sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Arroz doce

Quando eu tinha 14 anos, passava as férias na fazenda que tínhamos em Angola, adorava cozinhar e detestava arroz doce. Até ao dia em que a tia Carolina*, uma amiga dos meus pais, foi passar uns dias connosco e me deu a receita de família.
Levou-me para a cozinha, pacientemente ignorou o meu atrevimento “…7 punhados de arroz? Então e o tamanho da mão? … dois litros e meio de leite? Isso não é leite a mais…?” e ensinou-me a fazer o melhor arroz doce do mundo.

Aqui está a receita

7 punhados de arroz carolino
2 litros e meio de leite meio gordo
10 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
Casca de limão
Pitada de sal

Levar ao lume o arroz, o leite, a pitada de sal e a casca de limão. Deve ser mexido constantemente com o lume alto, para evaporar o líquido e ir desprendendo a goma do arroz. Quando estiver cremoso, (mais ou menos 30 minutos), tira-se do lume, retira-se a casca de limão e misturam-se as gemas que foram previamente batidas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas.
Obrigada tia Carolina.

*Já nos anos 60 nós chamávamos tios aos amigos dos nossos pais. Quem viveu em África sabe que é assim que as crianças tratam os adultos. Quando se é mais velho passa-se a mamã e papá.

3 comentários:

  1. Essa dos 7 punhados de arroz deixou-me varada (lol). Tenho de experimentar a receita.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Tecas
    Pois... também tinha dúvidas até experimentar. Há 50 anos que faço assim e funciona. Como é que vieste parar ao meu blogue?

    ResponderEliminar