sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ela anda por aí...


As flores da minha glicínia já começaram a espreitar e as andorinhas fazem voos rasantes até ao alpendre onde passam a noite. Se isto não é a Primavera, então que é? 

...e esta? Encontrei um diamante numa folha

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Zeca Afonso



O pai da Pirralha, lembrou-me que faz hoje 24 anos que Zeca Afonso partiu. E comoveu-me. Há muitos anos ouvíamos o Zeca às escondidas e sonhávamos que um dia poderíamos ser livres para comprar os livros e a música que quiséssemos. Ver os filmes que nos apetecesse. Expressar livremente uma opinião e comprar um jornal que não tivesse sido mutilado pela censura. Hoje a jovem geração quase não acredita que isto se tenha passado. Felizmente. Mudou muita coisa mas ainda há muito a fazer. Não estamos totalmente como nessa altura sonhámos, mas enquanto cá estivermos, não desistimos. Como dizem os italianos "nel mio piccolo" farei tudo o que puder.
Um abraço às netas inconformadas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Deana Barroqueiro, João Paulo Oliveira e Costa, Miguel Real, Maria Filomena Mónica, Esther Mucznik

O que será que liga estas pessoas?
São alguns dos escritores portugueses, investigadores e historiadores que escrevem sobre a nossa História. Escrevem biografias e romances históricos sempre baseados - dada a sua formação académica - em rigorosa pesquisa. Escrevem livros que são uma enorme fonte de prazer e um meio de ficar a conhecer as pessoas de carne e osso que construiram este país. 
Senhores realizadores de cinema, séries de televisão, telenovelas, estão à espera de quê? Gastam rios de dinheiro em telenovelas com entorpecentes historietas, quando têm mesmo à mão histórias verídicas de amor, aventuras e intrigas fascinantes. E se precisarem de sexo e traições, também lá encontram avonde*. 

*apeteceu-me dizer esta palavra completamente em desuso, porque achei uma boa oportunidade para a ressuscitar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Frangipani

"Queres que te leve alguma coisa? Quero. Traz-me as flores da minha infância"

O hino dos Deolinda

Como esta canção se está a tornar um hino desta jovem geração, acho bem que a questão seja analisada de diversos ângulos. Estudar ainda é a melhor forma de enfrentar o futuro.
"Para ser escravo é preciso estudar" tem interpretações perigosas e que fogem da resolução dos verdadeiros problemas dos jovens


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Animais e plantas

Se clicarem na fotografia vão ter ao blogue Terra Viva que está, a partir de hoje, aqui ao lado nos meus favoritos.
Vão até lá e maravilhem-se.

O anúncio da margarina Planta

é um NOJO!
Estes publicitários, em tempos, eram uns exagerados. Agora são uns malcriadões

Reciclar papel

1 – tritura-se o papel usado
2 – mistura-se com água
3 – retiram-se os restos de metal, agrafos, etc
4 – retira-se a tinta
5 – amassa-se a pasta muito bem para a reduzir a partículas muito pequenas
6 – passa-se por uma peneira para retirar as impurezas
7 – deixa-se cair sobre um tapete
8 – controla-se o tamanho e a espessura da pasta
9 – seca-se
10 – passa-se entre rolos que apertam e alisam as folhas
11 – fazem-se os rolos de papel que está pronto a ser novamente usado

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia

Vamos colocar o papel e cartão no contentor azul, o vidro no vidrão, as latas e plástico no contentor amarelo e comprar papel reciclado. 

Apesar de ter que utilizar uma grande quantidade de água e produtos químicos no processo de reciclagem, há vantagem para o ambiente.
Desde que as fábricas estejam equipadas com processos de reciclagem da água de lavagem e não desperdicem os detritos no ambiente...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pessoas que fazem deste país, um país melhor

Estou a referir-me a Maria Filomena Mónica, que escreveu um livro extraordinário...

...mas estou também a referir-me a José do Canto. No século XIX, ele diversificou e modernizou a agricultura nos Açores, introduziu o ananás, a batata doce e o chá. Foi simultâneamente um homem culto que reuniu a maior colecção sobre Camões, deixou uma biblioteca com 17000 obras e um jardim magnífico com plantas de todo o mundo. Adorava a família, adorava os Açores e era rico. Acreditou que a educação é a chave do sucesso. Tinha tudo para ser feliz.

Mas as voltas da vida tornaram-lhe a vida trágica. Tal como Maria Filomena Mónica nunca mais o esquecerei.Este é o início do prefácio de um livro que é já, um dos livros da minha vida .

Júlio Verne

Júlio Verne nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1828. Se carregarem na imagem, vão ter a um site que fala dele, dos livros e das máquinas que ele inventou para as aventuras que escreveu.
O meu romance preferido é "A Volta ao Mundo em 80 Dias" que conta a história de um inglês muito rico que aposta que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias.
Se pensarmos que a história se passa em 1873 quando não havia TGVs, nem aviões, nem carros, nem auto-estradas e que ele ganha a aposta...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Onde estão os camelos?

Observem bem a fotografia (cliquem sobre a imagem para a verem aumentada) e só depois leiam o que está por baixo


A fotografia foi tirada ao pôr do sol e perfeitamente na vertical.
Os camelos são as linhas brancas
Obrigada, Ana.

Sábado fui a um almoço de matança

Sopa de feijão, febras e entremeadas grelhadas, torresmos, queijo, pão, bolo das rosas, licor de poejos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mochila de surrobeco*

Comprada em Sendim, concelho de Miranda do Douro.
Maria Suzana Castro é uma artesã que transforma o surrobeco em peças que são uma tentação. Casacos, coletes, capas, sacos e mochilas, são feitos com inspiração nos desenhos das Capas de Honra, utilizadas pelos boieiros de Trás-os-montes. Entra-se nesta loja (Largo da Igreja) e apetece trazer tudo. E para dificultar a escolha, não há duas peças nem dois desenhos iguais.


*Surrobeco - tecido de lã de ovelha. Chama-se picado a esta técnica de aplicação do desenho porque são recortadas tiras finas que depois se cosem sobre o tecido base.